sábado, 19 de dezembro de 2015

PREFEITO Haddad testa primeiro ônibus elétrico em SP e cria cota feminina no transporte





São Paulo agora tem ônibus com LCD, LED e bateria. Ontem de manhã, testei o trajeto do Terminal de Transferência de Itaquera até o Terminal Parque Dom Pedro.
0:14/1:22
647 mil visualizações
Comments
Miriam Halcsih Machado Pega o trem e vai pra Franco ver o que é transporte bom..... O fato é que com esse governo as coisas começam a mudar e é só não admite quem não olha para o todo , quem ficou tão bem domesticado pelas políticas neoliberais,que só olha pro seu umbigo
Maria Josenilda da Silva Prefeito preocupado com a mobilidade em Sampa
CurtirResponder14 min
Angelo Monteiro
Escreva um comentário...
Prefeitura de São Paulo inaugurou ontem uma central de compostagem para reciclar resíduos das feiras livres, transformando-os em adubo ecológico.
Em uma metrópole, é muito importante recolher os resíduos das feiras e descartar de forma correta, economizando o aterro sanitário. Temos estudos que mostram que podemos reduzir em 10%, 15% e 20% o volume do que é destinado hoje para os aterros.
O pátio piloto servirá de referência para outros pátios e quatro centrais de compostagem que serão implantados na cidade em 2016.

A Prefeitura de São Paulo, capitaneada por Fernando Haddad (PT), colocou nas ruas o primeiro ônibus elétrico em fase de teste, na tentativa de encampar um projeto de substituição de veículos poluentes por unidades que levam mais conforto ao usuário e menos prejuízo ao meio ambiente. Além disso, o Paço anunciou que, por meio de portaria, foi criada uma espécie de cota feminina para o transporte municipal.
Segundo informações da assessoria de imprensa da Prefeitua, Haddad entregou na quarta (16) três novos ônibus articulados, sendo um deles 100% elétrico, alimentado por bateria, que deve estar em operação até o final de fevereiro de 2016.
Em vídeo, Haddad explicou que o veículo em teste é importado, mas que uma fábrica em Campinas passará a produzir em larga escala, a partir de 2016. "Temos prazo até 2018, pela lei municipal, para dar fim aos ônibus poluentes", disse o prefeito, que ainda salientou que o transporte tem ar-condicionado e internet gratuíta.
Juntamente com o ônibus articulado 100% elétrico, o prefeito apresentou outros dois veículos equipados com novas tecnologias. Um deles traz na lateral painéis externos de cristal líquido (LCD), que exibirão informações, em tempo real, das próximas paradas, substituindo as antigas placas com roteiros das viagens. O outro também vem com painéis digitais, mas com lâmpadas de LED. 
Os painéis externos dos novos ônibus articulados vão funcionar conectados ao GPS dos veículos. Quando o ônibus partir do terminal, os displays irão informando, ao longo do trajeto, os principais pontos de paradas e atualizando os dados à medida em que o coletivo se aproxima do ponto final. Os articulados pertencem à empresa Campo Belo, que deve colocá-los em operação ainda neste mês.
Mais mulheres no transporte
Pela regra criada por Haddad, todas as operadoras de transporte público municipal devem reservar, pelo menos, 30% de suas vagas no quadro total de trabalho para mulheres, sem separação por função ou cargo. 
Atualmente, de acordo com a São Paulo Transporte (SPTrans), dos 4.903 motoristas e cobradores de ônibus da capital, 8,7% são mulheres. Em Boston, nos Estados Unidos, 100% da condução do transporte público é feito por mulheres, afirmou Haddad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário