sexta-feira, 25 de agosto de 2017

São Paulo sedia atividades da 7ª edição da Virada Sustentável

Resultado de imagem para São Paulo sedia atividades da 7ª edição da Virada Sustentável

Instituições da Secretaria da Cultura do Estado promovem, até o próximo domingo (27), uma programação especial para a 7ª edição da Virada Sustentável, principal evento de sustentabilidade realizado no Brasil. Museu Catavento, Museu de Arte Sacra, Museu da Diversidade Sexual e as Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos terão exibições de filmes, peças teatrais e oficinas para todas as idades. Confira detalhes da programação no portal do evento.

Na avaliação do secretário da Cultura do Estado, José Luiz Penna, o evento é essencial para aliar a sustentabilidade ao universo da cultura. “A programação incentiva discussões sobre a preservação do meio ambiente com uma programação cultural plural e acessível. Essas atividades preparam os cidadãos para a construção de um mundo mais consciente”, explica o secretário.

Curtas-metragens

No Museu Catavento, no sábado (26) e domingo (27), às 14h, o público poderá conferir “As Diferentes Formas da Natureza”, com a exibição de dois curtas-metragens da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental: “Caminho dos Gigantes” (Brasil, 2016), de Alois di Leo, e “Micromundo em uma Sacada” (Colômbia, 2016), de Lina Crespo e Gabriel Escobar.

A primeira produção explora as forças da natureza e as conexões com os elementos da Terra. Já o colombiano “Micromundo em uma Sacada” apresenta os diferentes mundos que podem ser explorados dentro de uma grande cidade, as formas e cores. A atividade será no auditório e não é necessária inscrição para participar. Após os filmes, será realizado um bate-papo.

Na área externa do Catavento Cultural, a Cia. teatral BUZUM! apresentará “Que Lixo é Lixo”. O espetáculo conta a história de dois astronautas que, do espaço, notam a quantidade de lixo produzida pelos humanos e retornam para alertar a população.

As apresentações serão no sábado (26), com sessões às 10h, 11h, meio-dia, 14h, 14h30 e 15h30. Para participar, é necessário retirar senha no local. O ingresso custa R$ 6,00 (R$ 3,00 a meia-entrada). Aos sábados, a entrada é gratuita.

Exposições

O Museu de Arte Sacra entra na programação com a mostra “Barro com Fé”, realizada na Sala Metrô Tiradentes, em todos os dias da Virada Sustentável, de 5h45 à meia-noite. A exposição é composta por peças que possuem como referência a fé, com um título sugestivo, que remete à criação do homem pelo viés do cristianismo, quando Deus, como um oleiro, modela o ser humano a partir do barro e lhe concede o dom da vida. A entrada é aberta para usuários do Metrô.

Seguindo a proposta de programação em espaços culturais dentro de estações do Metrô, o Museu da Diversidade Sexual integra a Virada com a “2ª Mostra Diversa”. A montagem representa um panorama da produção artística relacionada à temática da diversidade sexual. Os 17 projetos participantes desta edição abordam as orientações sexuais, identidades e expressões de gêneros desenvolvidas em diferentes técnicas, como fotografia, pintura e colagem, criando um mosaico da visão de novos artistas sobre o tema. A exposição está aberta para visitação gratuita durante todo o período da Virada Sustentável, também das 5h45 à meia-noite.

As bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos também estão cheias de atividades ligadas à sustentabilidade. A Biblioteca de São Paulo promove a oficina “Faça seu Brinquedo”, para incentivar o reuso de materiais, no sábado (26), de 14h às 15h30. Já no domingo (27), no mesmo horário, o local recebe a oficina “Re/Criação”, com técnicas de arte-colagem.

A Biblioteca Parque Villa-Lobos oferece ao público, sábado e domingo, entre 9h30 e 18h30, a exposição “Flores Sustentáveis”, com peças feitas de material reciclável. No mesmo período, a biblioteca realiza uma instalação (de 9h30 às 18h30) e uma oficina (sábado, das 11h às 13h, e domingo, das 13h30 às 15h30) chamadas “Abre e fecha, dobre e desdobre”, com atividades em torno da confecção do origami “paku paku”, popularmente chamado de “unha de gato” ou “come-come”.

No sábado, entre 13h30 e 15h, haverá uma oficina de construção de câmera escura com caixa de papelão. Para encerrar a programação, a artista plástica Nireuda Longobardi ministrará uma oficina a partir do livro “Cadeira, cadeia quebrada”, na qual os participantes farão uma ilustração com recorte e colagem de retalhos de tecido. Será realizada no domingo, no mesmo horário. Todas as atividades são gratuitas e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário