domingo, 3 de janeiro de 2016

Al Shabaab uses Trump's speech in propaganda video

Jihadist group in Somalia edit Islamophobic statements of the Republican presidential candidate in recruitment clip. Material also contains US police images using excessive force against african-Americans.



O grupo terrorista somaliano Al Shabaab usou trechos de um discurso do pré-candidato republicano à presidência dos EUA, Donald Trump, em um filme de propaganda. O vídeo foi distribuído no Twitter pela organização islâmica Al-Kataib Media Foundation.

Os extremistas usaram um clipe do pronunciamento de Trump de dezembro, no qual o republicano pleiteou que os Estados Unidos impeçam muçulmanos de entrar no país. Muitos políticos americanos condenaram as declarações de Trump e afirmaram que seus pontos de vista poderiam ser usados como propaganda por organizações terroristas.

E o Al Shabaab parece ter feito exatamente isso. No vídeo de 51 minutos, as falas de Trump foram editadas entre declarações antigas do líder dos jihadistas, Anwar al-Awlaki, afirmando que muçulmanos terão de escolher entre sair para países islâmicos ou permanecer onde estão e lutar contra o Ocidente, segundo a organização internacional de monitoramento de grupos terroristas SITE (Search for International Terrorist Entities Institute, em inglês). Awlaki foi morto num ataque de drones no Iêmen, em 2011.

O vídeo, confirmado ser genuíno por especialistas, contém ainda imagens da polícia americana usando de força excessiva contra pessoas negras, além de trechos de discursos do ativista afro-americano Malcolm X, morto em 1965.

O Al Shabaab, afiliado à Al Qaeda, busca derrubar o governo da Somália e impor um regime islâmico nos moldes da sharia. O grupo jihadista tem realizado diversos ataques também no Quênia e na Etiópia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário