Uma liminar do Tribunal de Justiça mantém no cargo o vereador Cássio Trogildo, eleito pelo PTB em 2012..
Ele teve seu mandato foi cassado em 2013 por decisão unânime do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) por “abuso de poder político e econômico”.
Em setembro de 2015, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) confirmou a decisão e, em outubro, a Mesa Diretora da Câmara Municipal também cassou o mandato do vereador.
Em 2012, durante a campanha eleitoral, Cássio Trogildo foi acusado pelo Ministério Público Estadual de ter se aproveitado da estrutura da Secretaria de Obras, da qual foi o titular até março daquele ano, para obter votos em troca de serviços de asfaltamento e iluminação.
O MP encontrou atas do Orçamento Participativo com adendos em grafia diferente, para justificar obras feitas durante a campanha.
Uma destas obras levou asfalto até uma propriedade no bairro Ponta Grossa. Segundo investigou o MP, Trogildo era dono de parte da área.
Outra prova apresentada era uma gravação de áudio de um encontro, realizado no bairro Rubem Berta, na Zona Norte da capital, em que um representante da prefeitura e um Conselheiro do Orçamento Participativo – na época apoiadores da campanha de Trogildo – estiveram reunidos com moradores para anunciar o início do asfaltamento de uma rua do bairro.
O TRE acatou a denúncia do Ministério Público Estadual, revertendo a sentença da Justiça Eleitoral de primeiro grau, que inocentava Trogildo.
Ele recorreu da decisão e, em setembro de 2015, o Tribunal Superior Eleitoral confirmou a cassação, através de decisão do ministro Luis Fux.
Um mês depois, a Mesa Diretora da casa cassou o mandato do vereador, cumprindo determinação da juíza Deborah Coleto Assumpção de Moraes, da 161ª Zona Eleitoral da Capital.
No dia seguinte, com a posse do suplente já marcada, a defesa de Trogildo recorreu e obteve uma liminar, que o mantém no cargo até que o agravo de instrumento seja julgado pelo órgão colegiado do TSE.
Apesar destes fatos, em dezembro, Trogildo foi eleito presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre , por 23 votos a 3.
O novo presidente da casa e a nova Mesa Diretora tomam posse nesta segunda-feira, 4, em sessão especial, às 15h, no Plenário Otávio Rocha.
Além de Trogildo, compõem a Mesa Diretora 2016 os vereadores: Guilherme Socias Villela (PP), 1º vice-presidente; Delegado Cleiton (PDT), 2º vice-presidente; Paulo Brum (PTB), 1º secretário; Engenheiro Comassetto (PT), 2º secretário; e Mario Manfro (Rede), 3º secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário