quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Feira Aproxima lança projeto social no aglomerado Santa Lúcia

Desenvolvido em parceria com o líder comunitário Cris do Morro, iniciativa quer preparar pessoas da favela para o mercado da Gastronomia


Cris do Morro e Eduardo Maya
Vestindo a camiseta do projeto, Cris do Morro e Eduardo Maya comemoram lançamento


Imagine uma 'cozinha de favela', onde os participantes criam a partir de produtos simples, totalmente aproveitados, com todos os cuidados sanitários e técnicas culinárias que culminem em pratos criativos, saborosos e nutritivos. Assim se inicia o projeto "Sou da Favela", um braço social do Projeto Aproxima, que já trabalha com outros eventos também de cunho social. "Um antigo sonho que começou a se tornar realidade à partir de um convite que recebi do Cris e outras cinco pessoas da favela, para que eu realizasse uma Feirinha Aproxima na Barragem Santa Lúcia. Podemos fazer muito mais, foi minha resposta", conta Eduardo Maya.

A primeira turma de participantes já tiveram sua primeira aula de manipulação e higienização de alimentos. E assim vão tocando suas vidas paralelamente às aulas semanais de Gastronomia, que abordam temas como nutrição, culinária, higiene, armazenamento adequado de alimentos, gestão e até aulas de Português e Inglês. Essa turma, de 18 moradores do aglomerado Santa Lúcia, participa no dia 4 de setembro do primeiro evento "Sou da Favela", que acontece na Barragem de Santa Lúcia, das 17h às 23h.  
O objetivo principal da iniciativa, realizada em parceria com o líder comunitário Cris do Morro e outras lideranças do aglomerado de Santa Lúcia - que tem uma população de 45 mil moradores - é preparar os jovens para o mercado de trabalho na área da Gastronomia, seja como cozinheiros, ajudantes de cozinha, garçons, etc. "Nossa expectativa com o projeto é poder provar para a sociedade que o morro não é produtor de violência e sim, cada vez mais, de arte, cultura e culinária", anima-se Cris do Morro. 
 Feirinha "Sou da Favela"
Serão dez barracas onde serão vendidos pratos feitos pelos próprios moradores, todos eles já com alguma experiência na cozinha; lá o visitante vai encontrar diferentes pratos, dentre eles pé no rabo (pé e rabo de porco), pescoço de peru, moela na goela, fígado, dobradinha, aglomerado (um tipo de mexido). O evento contará também com barracas de artesanatos, doces, salgados e bebidas.
 O projeto tem o patrocínio do EPA Plus e apoio da Coca-Cola, além de estar em negociação para ter também a parceria da UNI-BH, que ficaria responsável em montar uma grade curricular e ministrar algumas disciplinas, como Gestão, Português e Inglês.
VEJA O ANÚNCIO OFICIAL DE LANÇAMENTO DO "SOU DA FAVELA":
ProjetoAproxima com Sou Da Favela
Cozinha/culinária189.263 curtidas
27 de agosto
O Projeto Aproxima nasceu com a missão de resgatar a valorização da gastronomia, dos produtos e dos produtores mineiros. Desde o início, mostramos também uma importante vocação social. O Tainha com Sardinha, que será realizado dia 29 de agosto e está com os ingressos esgotados, já ajudou o Leuceminas em outras edições e agora vai ajudar o Hospital da Baleia. A Feira Gastronômica Mercado Central – Aproxima já arrecadou quase 11 toneladas de alimentos não perecível e 10 mil litros de leite como doações em troca dos ingressos. Agora, está chegando mais uma grande novidade: Sou da Favela. Aguarde mais informações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário