quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Projeto pretende divulgar medicina japonesa no Pantanal

Projeto pretende divulgar medicina japonesa no Pantanal


CAMPO GRANDE (IPC Digital) – Membros da Comissão Organizadora do Projeto Hospital do Pantanal oficializaram nessa quarta-feira (16) o projeto de criar um hospital que promova a medicina japonesa no Brasil.
O hospital deverá ser construído no município de Guia Lopes, a 228 quilômetros de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Se realizado, o projeto visará ao intercâmbio de médicos brasileiros.
De acordo com uma das mentoras da iniciativa, a doutora Reiko Moribe, o ano de 2015 é simbólico para a realização do projeto, já que marca o aniversário de 120 anos da imigração japonesa para as terras tupiniquins.
Segundo Moribe, a escolha do município de Guia Lopes não foi por acaso, já que a natureza do Pantanal é muito atraente para o Japão, tornando esse hospital diferente de outros semelhantes que já existem no Brasil.
De acordo com Narufumi Suganuma, vice-reitor da Universidade de Kochi, o Hospital do Pantanal contará com aparelhos de alta tecnologia que serão entregues, a baixos custos, por empresas japonesas. Ainda segundo Suganuma, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, planeja divulgar a medicina do país mundo afora e, na América do Sul, escolheu o Brasil, por causa da competência de seus profissionais.
Suganuma afirma que 40% dos pacientes do hospital virão da rede particular de saúde, enquanto que 60% serão derivados do SUS (Sistema Único de Saúde).
Em agosto desse ano, Takahiro Nakamae (Cônsul Geral do Japão) e MIki Kira (vice-consulesa) visitaram o Mato Grosso do Sul e afirmaram que o Príncipe Akishino e a Princesa Kiko viajarão ao estado nos dois primeiros dias de novembro.
Suganuma disse que pretende mostrar a região do Pantanal ao príncipe e à princesa, por considerá-lo um “ótimo lugar para se investir”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário