quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Festival Música Nova chega a sua 49ª edição em Ribeirão Preto

Evento apresenta o que há de atual na música de concerto no Brasil e no exterior

Mastrangelo Reino / A Cidade


Gilberto Mendes é um santista prestes a completar 93 anos que criou a maior e mais antiga mostra internacional de música contemporânea de concerto no Brasil, o Festival Música Nova, que chega a sua 49ª edição com sede definitiva em Ribeirão Preto.
O professor Rubens Ricciardi, diretor-artístico do evento e ex-aluno de Mendes, diz que o mestre deve vir para Ribeirão acompanhar os últimos três dias de festival, que vai ser realizado de hoje a 4 de outubro.
“A decisão de trazer o festival para Ribeirão foi do próprio Gilberto Mendes, por entender que aqui se encontram os principais alunos dele e a USP local apresentar as melhores condições para dar sequência ao seu projeto de divulgação da música contemporânea internacional”, conta.
O evento - realizado em parceria por Sesc e Departamento de Música da USP - traz atrações nacionais e internacionais para a cidade, entre músicos e compositores. Todos os concertos são gratuitos.
“Todos os anos ele [Mendes] sempre atua diretamente na concepção do festival. Programamos várias obras dele para o concerto de 3 de outubro [veja programação abaixo], como “Meu Amigo Koellreutter” e ‘Ópera Aberta’, esta última uma obra prima da música conceitual do século 20”, informa Ricciardi.
Em Santos 
O Festival de Música Nova começou há quase meio século, na cidade-natal do professor e compositor, Santos. Mas desde 2012 vem sendo realizado regularmente em Ribeirão.
O concerto de abertura ocorre hoje, no Theatro Pedro II. A USP-Filarmônica vai ser regida pelo maestro alemão Felix Krieger e terá como solistas o violista berlinense Felix Schwartz e o saxofonista Samuel Pompeu, que apresentam obras de Bach, Villa-Lobos, Charles Ives e Arturo Pantaleon (México).
A programação prossegue com concertos duplos realizados na Sala de Concertos da Tulha, no Campus da USP, sempre a partir das 19h30 - exceto no dia 3, quando ocorre um concerto às 16h e outro às 19h30.
Entre as atrações internacionais estão o Ensemble Ameríndia, um quinteto de saxofones italiano, e o violonista alemão Reinbert Evers, que apresenta programa especial em homenagem a Shakespeare com a participação dos atores José Maurício Cagno, de Ribeirão Preto, e Nathalia Lorda, de Buenos Aires. E ainda há a participação do jovem violinista Renato Wiedemann (Basileia, Suíça).
As atrações brasileiras contam com o cravista Bruno Teixeira, radicado em Paris, as pianistas Karin Fernandes, Eliana Monteiro e Beatriz Aléssio, o tenor Eládio Perez e o novo grupo ribeirão-pretano Brasil Matuto, dedicado à música contemporânea caipira.
“O Festival Música Nova confere novas possibilidades poético-composicionais à música de concerto no Brasil neste início de século 20”, argumenta Ricciardi.
Alemão vai reger dois concertos no festival 
O maestro alemão Felix Krieger comanda dois concertos no Festival Música Nova: hoje, como regente da USP-Filarmônica, formada por alunos do Departamento de Música, e na quinta, como maestro do Ensemble Gilberto Mendes, criado especialmente para o evento.
“Eu estou muito contente de poder ser o maestro convidado do Ensemble Gilberto Mendes, excelente grupo musical que agora inicia suas atividades, bem como considero muito importante a tarefa pedagógica que envolve a USP-Filarmônica”, afirma Krieger.
O alemão diz conhecer a produção de compositores brasileiros porque já regeu obras de Villa-Lobos, bem como de outros nomes contemporâneos nos programas da Camerata Aberta em São Paulo. Ele conta que na Alemanha, apesar da forte tradição do repertório clássico-romântico, cada vez mais as obras de compositores do século 21 são apreciadas pelo grande público da música clássica. “Exemplo disso é o sucesso recente da ópera ‘Conquista do México’, de Wolfgang Rihm, apresentada no tradicional festival de Salzburgo, deixando aquele exigente público entusiasmado com os novos estilos musicais”, conclui.

Programação
- No Theatro Pedro II
TERÇA-FEIRA (29)
20h: Concerto da USP – Filarmônica (maestro Felix Krieger) com os solistas Felix Schwarz (viola - Alemanha) e Samuel Pompeu (saxofone), executa obras de Villa-Lobos e Arturo Pantaleón

- Na Sala de Concertos da Tulha (USP/RP)
QUINTA (1º/10)
19h30: Recital de Piano com Marcos Câmara de Castro
20h30
- Ensemble Gilberto Mendes (Felix Krieger - Alemanha), com Bruno Teixeira (França/Brasil, cravo), executa obras de Manuel de Falla, Jorge Antunes, Paulo de Tarso Sales, Paulo Costa Lima, Paulo César Chagas, entre outros
- 1ª Parte do recital de lançamento do CD “Estudos de Gilberto Mendes”, com Beatriz Aléssio (piano)

SEXTA (2/10)
19h30: 2ª Parte de recital com Eládio Perez-Gonzalez (canto - RJ) e Berenice Menegale (piano -BH) 
20h30: Silvio Zalambani e Ensemble Amerín (Itália)

SÁBADO (3/10)
19h30: Recital Jovens Talentos, com Igor Picchi Toledo (clarineta), Renato Wiedemann (violino, Suíça) e Rodrigo Antônio Silva (piano)
20h30
- 1ª parte de “Obras De Shakespeare / Henze”, com Reinbert Evers (violão), José Maurício Cagno (ator) e Nathalia Lorda (atriz – Argentina)
- 2ª parte: Garcia Lorca – Anda Jaleo / Café de Chinita / Três Morijas, com Reinbert Evers (violão), José Maurício Cagno (ator) e Nathalia Lorda (atriz – Argentina)
- “Um Duo Para Gilberto Mendes”, com as bailarinas santistas Adriana Barbieri e Tatiana Justel – obras de Gilberto Mendes (espetáculo concebido pelo GM), com músicos da USP/RP
DOMINGO (4/10)
19h30: Recital de Piano com Eliana Monteiro da Silva 
20h30: ‘Brasil Matuto’
* Todos os concertos são gratuitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário