segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Documentário revela os bastidores da Yakuza, famosa máfia japonesa

Um dos godfathers da Yakuza em 2009 (Foto: Reprodução)


Com mais de 100 mil membros espalhados pelo mundo, a Yakuza se mantém como uma das maiores organizações criminais do mundo que atua em segmentos como a prostituição, os jogos e o tráfico no Japão. Com uma estrutura familiar e códigos de conduta estritos, a máfia conta com diversos grupos cujas origens remetem ao século 18, ao que tudo indica.

Com o objetivo de descobrir o dia a dia da instituição, o fotógrafo belga Anton Kusters produziu um minidocumentário veiculado pela The Economist no qual ele revela a rotina de uma dessas famílias Yakuza - permissão recebida após 10 meses de negociação que, segundo ele, foi muito mais real e violenta que filmes como Kill Bill.

A estrutura dos grupos da Yakuza seguem uma representatividade familiar com um godfather (ao centro) rodeado por "filhos" de confiança (Foto: Reprodução)


Batizada Inside the Syndicate, a produção segue o formato de slideshow com a narração de Anton sobre as imagens presenciadas ao longo dessa convivência, incluindo o dia a dia nas casas de banho (lugares onde os Yakuza geralmente fazem suas reuniões), um funeral típico da organização, a tradição das tatuagens e as punições físicas severas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário