sábado, 2 de julho de 2016

Eleitor poderá denunciar propaganda irregular de rua em SP pela internet

                  Propaganda eleitoral antecipada ou irregular na rua pode ser denunciada pela internet
          Propaganda eleitoral antecipada ou irregular na rua pode ser denunciada pela internet


A partir da próxima segunda-feira (4), o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) coloca à disposição da população o sistema Denúncia On-line, direcionado às eleições 2016.

Segundo a Justiça Eleitoral, o objetivo do sistema, que existe desde 2002, é coibir a propaganda eleitoral de rua, antecipada ou irregular, por meio de denúncias que poderão ser enviadas por cidadãos de todo o Estado.

Para o cidadão realizar sua reclamação, basta acessar a página do sistema, que estará disponível no site do TRE-SP (www.tre-sp.jus.br/), e registrar a sua denúncia.

Em seguida, a denúncia será encaminhada ao juiz da zona eleitoral onde houve a propaganda.
Caso constate a presença de irregularidade, o juiz notificará o responsável para a retirada dela em 48 horas. Na hipótese de cumprimento da determinação, o procedimento é arquivado.

Caso contrário, a ocorrência será encaminhada ao Ministério Público Eleitoral para providências cabíveis. O eleitor poderá acompanhar o andamento de sua denúncia pelo sistema.

Não são registradas denúncias anônimas, embora o denunciante tenha a garantia de sigilo.
A reclamação se restringe à propaganda de rua. Ou seja, propagandas em vias públicas, em locais de uso comum (cinemas, centros comerciais, templos, ginásios etc.) e em bens particulares, quando forem superiores a 0,5 metro quadrado.

O primeiro turno das eleições municipais, para eleger prefeitos e vereadores, está marcado para o dia 2 de outubro. Nos municípios em que houver a necessidade de um segundo turno, conforme a lei eleitoral, ele será realizado 28 dias depois do primeiro turno, em 30 de outubro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário