sexta-feira, 6 de novembro de 2015

AS INDENIZAÇÕES NOS EUA

'A indenização de DSK será a mais alta da história dos EUA'

Inocentado das acusações de crimes sexuais, ex-chefe do FMI pode processar estado americano - e vencer, opina especialista em Direito Internacional da USP

Por: Nana Queiroz - Atualizado em 
Strauss-Kahn deixa a Corte após arquivamento de seu processo
Strauss-Kahn deixa a Corte após arquivamento de seu processo(Kena Betancur / Reuters/VEJA)
"Nenhuma ação da história americana pode ser comparada a esta. Ela será, provavelmente, a maior indenização já paga na história dos Estados Unidos"
Maristela Basso, especialista em Direito internacional da USP
Três meses depois de ser preso no aeroporto e deixar algemado o avião que o levaria dos EUA para a França, Dominique Strauss-Kahn foi inocentado das acusações de crimes sexuais depois que a própria promotoria pediu o encerramento do caso, alegando falta de provas e credibilidade da mulher que se dizia vítima, a camareira de um hotel de luxo de Nova York. Nesse intervalo - da prisão à liberdade incondicional - DSK se viu obrigado a abrir mão do cargo de chefe do FMI e desistiu de concorrer à presidência da França em 2012, para a qual era apontado como o candidato da oposição mais forte para enfrentar Nicolas Sarkozy, que tentará a reeleição. E agora? Depois que um dos franceses mais poderosos do mundo viu sua carreira profissional e política se esvair, basta apenas um pedido de desculpas, como deixaram explícito os promotores no arquivamento do processo? Para Maristela Basso, especialista em Direito internacional da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), não. Strauss-Kahn deve exigir uma indenização do estado americano que, segundo ela, não terá precedentes na história da Justiça dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário