A Secretaria Municipal de Economia (Secon), em parceria com projeto "Capacitando nossa gente", realizado pelo Instituto Doutora Ester Mouta, certificou 712 pessoas na manhã deste sábado, 21, durante cerimônia realizada na Escola Técnica Estadual Magalhães Barata, no Telégrafo. O projeto teve como objetivo contemplar moradores de baixa renda de diferentes bairros da capital como Pedreira, Telégrafo, Cabanagem, Sideral, Tapanã, Pratinha, Guamá, Marambaia, além do distrito de Mosqueiro. As oficinas foram de cabeleireiro, culinária, maquiagem e artesanato.
Homens, mulheres,jovens e idosos participaram das oficinas que iniciaram no mês de setembro. De acordo com o coordenador do projeto, Marcelo Mouta, a parceria da Prefeitura Municipal de Belém (PMB), por meio da Secon, permitiu a excelência desta iniciativa. "A prefeitura nos deu condições de entrar nas periferias de Belém para capacitar pessoas de baixa renda. Cada uma das oficinas contou com a presença de até 40 pessoas. Isso foi surpreendente", destacou Marcelo.
Jefferson Vaz,operador de máquinas, foi um dos alunos beneficiados pela iniciativa. Segundo ele, inicialmente a inscrição na oficina de culinária foi apenas por uma brincadeira. "Me inscrevi porque queria ser o cozinheiro das festas que fazemos na família, mas com o passar dos dias fui me identificando e, no fim, acabei sendo eleito o "master chef" da turma", comemora.
O secretário de economia, Fábio Lucas Moreira, que esteve no evento de certificação, informou que o projeto inicial contemplaria 620 inscritos, mas em decorrência da alta demanda chegou a 712 pessoas certificadas. De acordo com o secretário, a falta de qualificação é um problema para a economia locale, para ele, uma das maneiras de se combater isso é promovendo a capacitação. "Um país só consegue atingir um nível desejado de desenvolvimento, se realmente houver a capacitação de sua gente", finalizou o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário