Semana do Bebê – Marcelo Palmeira, prefeito em exercício, visitou o Hospital Santo Antonio para ver a criança nascida neste domingo (22), e presenteou com a chave da cidade e um enxoval para o bebê.
As atividades da Semana do Bebê começaram neste domingo (22) em Maceió na Maternidade Santo Antônio, onde o prefeito em exercício, Marcelo Palmeira, fez a entrega simbólica da chave da cidade ao pequeno José Henrique Santos, que nasceu à 0h40. Realizada desde 2000, em parceria entre Unicef e poder público, a ação é promovida pela primeira vez em Maceió e, em sua abertura, também contou com ações realizadas na orla de Ponta Verde, no trecho da Avenida Sílvio Vianna conhecido como Rua Fechada.
A integração entre as secretarias e órgãos da Prefeitura de Maceió levou atividades lúdicas e educativas, além de programação cultural voltada à atenção à primeira infãncia, para as famílias que estiveram no domingo de lazer da orla.
Semana do Bebê – Marcelo Palmeira, prefeito em exercício, visitou o Hospital Santo Antonio para ver a criança nascida neste domingo (22), e presenteou com a chave da cidade e um enxoval para o bebê.
A Semana do Bebê pretende incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância, com foco no incentivo à relação “mãe-bebê”, às boas relações familiares e o acesso aos direitos à saúde, educação, esporte e lazer para este público. A primeira edição aconteceu no Rio Grande do Sul e de lá para cá, passou por diversos municípios brasileiros. Mais de mil edições já foram realizadas.
O prefeito afirmou estar satisfeito com a realização da Semana do Bebê em Maceió. “A Semana do Bebê vem trazendo informação para as mães e futuras mamães. Nesta manhã tivemos um momento de alegria na Maternidade Santo Antônio, na Cambona, ao ver que a Prefeitura oferece serviços de qualidade para quem procura a unidade por meio do SUS. Encontramos área climatizada, com toda a estrutura médica. Saio muito satisfeito em ver que o nosso trabalho, em toda a rede, vem funcionando e garantindo o direito a um parto digno”, disse o prefeito em exercício, Marcelo Palmeira.
Ainda segundo o gestor, a entrega da chave da cidade ao primeiro bebê nascido neste domingo simboliza o compromisso da Prefeitura com a primeira infância e com a atenção perinatal. “Temos em média 40 partos diários na cidade, atendidos pela rede municipal de Saúde. Até o início da tarde deste domingo, foram oito nascimentos, entre eles o do bebê prefeito, José Henrique, e mais de 30 devem acontecer até o final do dia. Isso mostra que o número de pré-natais está crescendo, atendendo as metas da prefeitura nesses quase três anos de gestão”, disse.
Conscientização
Na programação de abertura da Rua Fechada foi possível conferir oficinas de shantala, de musicalização, exposição com materiais reciclados, Funcional Kids, contação de histórias, ações educativas sobre o transporte de bebês e crianças, sensibilização para implantação de salas de apoio à amamentação no trabalho, apresentação teatral, além de um “mamaço”, reconhecendo a importância do aleitamento materno e combatendo o preconceito, entre outras ações. Ainda foram arrecadados brinquedos e potes de vidro para servirem de depósitos para doação de leite materno.
Para a secretária adjunta do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Juliana Vergetti, a Semana é um momento muito importante, pois todas as equipes envolvidas trabalham a relevância dos cuidados na primeira infância. “Entre outros temas, trabalhamos o aleitamento materno, mostrando o quanto ele é importante nos primeiros seis meses de vida. Durante toda a semana estaremos arrecadando brinquedos novos e usados em bom estado, além de realizar um seminário durante a Bienal do Livro. Será uma semana muito ativa, com a participação de vários parceiros unidos no compromisso integral com a primeira infância”, destacou Juliana, que é articuladora da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) do Unicef em Maceió.
Durante toda a semana, programações semelhantes acontecerão em bairros das cinco regiões prioritárias de Maceió. Receberão as ações os bairros do Jacintinho, Ipioca, Village, Bebedouro e Vergel, considerados territórios prioritários da PCU em Maceió.
Para Joaquim Prado, pai de Caetano, que tem pouco mais de 1 ano, a ação é muito positiva. “Ela agrega bastante, pois tem muita novidade e é uma forma dos pais se atualizarem e aprenderem mais sobre os cuidados com os seus bebês”, afirmou. Letícia, mãe de Caetano, também apoia a iniciativa. “Acho bem legal, porque é difícil a gente encontrar espaços em Maceió que abrigue mães com seus bebês”, afirmou ela, que defende o direito de poder amamentar seu filho em qualquer lugar.
Parcerias
Além da grande parceria com o Unicef e com todos os órgãos e secretarias da Prefeitura, a Semana do Bebê também conta com o apoio do setor privado, da comunidade, do Conselho Municipal e Estadual do Direito da Criança e do Adolescente, da ONG São Bartolomeu, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL),da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Todos apoiam esta iniciativa por meio da Plataforma de Centros Urbanos de Maceió.
Confira a programação:
23/11/15 – Seminário de desenvolvimento Infantil – na Bienal do Livro, a partir das 9h.
- Ações integradas em Ipioca – Escola Floriano Peixoto, a partir das 9h.
24/11/15 – Ações integradas no Jacintinho – Praça do Mirante, a partir das 9h.
25/11/15 – Ações integradas no Conjunto Virgem dos Pobres – Caic Francisco Melo, a partir das 9h.
26/11/15 – Ações integradas em Bebedouro – Parque Municipal, a partir das 9h.
27/11/15 – Ações integradas na Cidade Universitária – Vila Olímpica Lauthernay Perdigão, a partir das 9h.
Secom Maceió
Nenhum comentário:
Postar um comentário