A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), está cumprindo o planejamento de reformas de praças e mercados públicos. Na última segunda-feira (16), foi iniciada a reforma do Mercado do Pescado, na Avenida Rogério Weber, que deverá ser concluída pelos próximos sessenta dias. Geraldo Afonso, secretário da Semdestur, disse que os primeiros levantamentos técnicos e as planilhas de custos dos engenheiros indicavam a quantia de 520 mil reais para a revitalização daquele espaço. Uma Ata de Registro de Preços pelo Ministério da Defesa, por intermédio da Base Logística da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, possibilitou a execução de todos os serviços constantes da planilha pelo valor de 313 mil reais. “A ata foi autorizada pelo comandante da 17ª Brigada, a Ordem de Serviço já foi passada e a reforma do Mercado do Pescado já foi iniciada. O prazo de entrega no contrato é de sessenta dias, mas o empresário responsável designou um grande contingente de funcionários para a realização dos serviços, de forma que é possível sua entrega por volta do dia 20 de dezembro”, informou.
Também o Mercado do Peixe, na zona Sul ao lado do Supermercado Gonçalves, passou por recentes reformas. “Os permissionários já se encontram em melhores condições para atender sua clientela”, afirmou Afonso, explicando ainda que a obra durou trinta dias e que a reforma foi realizada com apenas 14 mil reais. “Temos conseguido realizar muito com poucos recursos, e as pessoas têm aprovado os serviços realizados”, disse o secretário. A reforma inclui trabalhos na parte elétrica, pintura e demais aspectos da estrutura. O espaço é muito importante para a cidade, pois movimenta a economia das redondezas de onde se situa. “Precisamos divulgar o Mercado do Peixe para que os permissionários readquiram sua clientela. As pessoas precisam saber que aquele espaço é uma ótima opção para a compra desse tipo de produto. O espaço possui nove boxes, mas alguns estavam até fechados, porque não contavam mais com clientes. Hoje as pessoas poderão voltar às compras, porque o mercado está bastante adequado ao comércio”, declarou.
Também estão sendo desenvolvidos serviços no Mercado Cultural. Os banheiros já foram reformados e o telhado passa agora por reparos. Após isso, virão os serviços na parte elétrica e na parte hidráulica. Quanto às praças, o secretário informou que já contam dezenove devidamente reformadas. A última entregue foi a Praça do Caladinho, que recebeu pinturas, reformas na parte elétrica e na parte hidráulica, além de outros serviços. Também foi revitalizado o posto policial, que agora volta à ativa, melhorando a segurança na região. Atualmente, a Praça dos Taxistas, localizada atrás do Supermercado Gonçalves da Avenida Calama, e a Praça Rio Candeias passam a receber recuperações dos bancos, calçamento, pintura e outras reformas. O secretário disse que as ações não seguem a velocidade sonhada pela Prefeitura. “Realizamos o processo de contratação das empresas e depois fiscalizamos as obras para que os trabalhos saiam de acordo com os prazos estabelecidos, mas, muitas vezes, as coisas emperram nos encaminhamentos dos processos ou na execução dos trabalhos, mas estamos conseguindo cumprir o cronograma. Temos exercido intensa fiscalização para que tudo siga em conformidade à programação”, finalizou o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário