segunda-feira, 23 de novembro de 2015

PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO: O RIO EM MOVIMENTO, COMO SEMPRE ESTEVE

Titulo da Imagem


Em cartaz no Arquivo Nacional até março de 2016, encerrando ciclo de um ano de comemorações pelos 450 anos da cidade, a exposição O Rio em Movimento reúne seleção de imagens que retratam transformações desde o século XV. Dividida por temas, a mostra foca em cinco pontos da história carioca: “O Rio das Montanhas” apresenta os morros do Centro; “O Rio do Mar” faz recorte do litoral e do porto; “A Cidade Toma a Várzea” ilustra o Rio dos mangues; “O Campo da Cidade” traz imagens da urbanização do Campo de Santana e arredores; e “Um Passeio pelo Rio de Janeiro do Século XIX” projeta com diversidade de fotos as mudanças do século passado.



Exposição reúne imagens de transformações da cidade desde o século XV
As pesquisadoras Renata do Vale, Mariana Rocha, Denise Bastos e Viviane Gouvea levaram 10 meses para organizar a exposição com acervo do Arquivo Nacional que, além de fotografia, reúne plantas e mapas raros, fotogramas de filmes, gravuras e até a Constituição de 1824. Como o nome da mostra prevê, o Rio retratado aparece sempre em movimento, principalmente em crescimento populacional e imobiliário. Outros aspectos evidentes com o passar do tempo nas imagens são os aterros e planos para “embelezar” o Rio nos moldes europeus.
Curadora da mostra, Renata do Vale conta que uma de suas inspirações foi chegar à Praça XV e não se deparar com a Perimetral. A partir daí, durante a pesquisa, constatou que o Centro foi o local mais modificado por obras significativas. “Queríamos mostrar como o Rio de Janeiro ganhou a cara que tem hoje. Chegamos à conclusão de que a cidade mudou muito mais do que imaginávamos. Durante a pesquisa, descobrimos pontos de aterro que não tínhamos ideia, por exemplo. E fomos vendo como a região central esteve sempre em movimento, assim como está hoje. E não vai parar nunca”, acredita.
A Região Portuária ganhou espaço específico na mostra. As imagens retratam o desenvolvimento da cidade e a transferência das atividades portuárias da Praça XV para a região do Valongo após a chegada a família real e instalação da capital do Império Português no Rio. Ganham destaque também a construção do Elevado da Perimetral e da Praça Mauá.
Serviço
Gratuito
Endereço: Praça da República 173, Centro
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Encerramento: Março de 2016
Visitas guiadas podem ser agendadas pelo telefone (21) 2179-1273
Titulo da Imagem
Titulo da Imagem

Titulo da Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário