terça-feira, 10 de novembro de 2015

São Paulo: Alckmin nega manobra em cálculos de mortes






O governador Geraldo Alckmin (PSDB) negou ontem "pedaladas" nas estatísticas criminais relativas ao número de homicídios dolosos. Reportagem publicada na edição de ontem pelo jornal "Folha de S.Paulo" revelou que mudanças estatísticas feitas pelo governo estadual turbinaram a queda de homicídios no Estado.
Segundo o texto, a alteração começou em abril, sem aviso. Ela consiste em excluir da contabilidade as mortes ocorridas em legítima defesa por policiais militares de folga, num total de 102 neste ano. "Não teve nenhuma mudança nos homicídios. Nenhuma, nenhuma. É um equívoco. Estão confundindo uma mudança na Corregedoria [da Polícia Militar] com a estatística de homicídio", afirmou o governador.
'Absolutamente errada'
Antes da fala do governador, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) questionou duramente o teor da reportagem dizendo que ela está "absolutamente errada" "pois não houve nenhuma alteração na metodologia de contagem de homicídios, desde 2001".
A nota informa que a alteração de método adotada pela Corregedoria não resultou na mudança da contabilidade dos índices de criminalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário