terça-feira, 10 de novembro de 2015

BIOMEDICINA


É a área das Ciências Biológicas voltada para a pesquisa das doenças humanas, suas causas e os meios de tratá-las. O biomédico identifca, classifca e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e pesquisa medicamentos e vacinas. Faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas para diagnosticar doenças e identifcar contaminações em alimentos. Trabalha em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde. Atua em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos.



Fique de olho

DIFERENTES ENFOQUES
Algumas instituições oferecem o curso com a denominação Ciências Biológicas modalidade médica ou Ciências Biomédicas. Na UFRJ, além de Ciências Biológicas modalidade médica, há também a possibilidade de cursar microbiologia e imunologia, e biofísica. A Unirb (BA) oferece habilitação em acupuntura. E a USP de Ribeirão Preto oferece duas ênfases para o curso. Depois de fazer cinco semestres de um ciclo básico, o estudante opta por ciências básicas da saúde ou biotecnologia em saúde.

Mercado de Trabalho

A maioria dos profssionais trabalha em laboratórios de análises clínicas e diagnóstico por imagem, em clínicas ou hospitais. Pequena parte deles segue carreira acadêmica, lecionando ou fazendo pesquisa. Mas o bacharel pode atuar em órgãos públicos de saúde e em indústrias de biotecnologia, em áreas como análise de alimentos. Boas perspectivas têm surgido nas áreas de citopatologia, toxicologia, reprodução humana, hematologia e em clínicas especializadas em quimioterapia. Tem crescido, em todo o país, os concursos públicos para biomédicos atuarem na área de criminalística. Um nicho em alta é o da biomedicina estética. Nesse caso, o profssional atua em clínicas particulares que oferecem tratamento para pele.



O que preciso estudar para fazer a faculdade de Biomedicina?


Estou decidida a fazer Biomedicina. Mas, quero saber quais disciplinas que preciso estudar mais para conseguir fazer o curso. Se o estudante não domina muito bem biologia e química, isso pode afetar na escolha?

Conhecimentos ligados a biologia e química serão essenciais para o acompanhamento do curso deBiomedicina. Essas duas são “matérias primas” para o exercício profissional de um biomédico.
A grade curricular do curso, de uma maneira geral, inclui aulas de fisiologia, bioquímica, informática e administração laboratorial, metodologia científica e inglês - essas duas últimas disciplinas são imprescindíveis para a elaboração e a interpretação de textos e trabalhos científicos.
Quase a metade do currículo é dedicado a práticas de laboratório, em que o aluno aprende a lidar com equipamentos, substâncias e compostos químicos. Ou seja, para acompanhar grande parte do curso é necessário ter conhecimento de química.
Apesar de ser importante ter conhecimento das disciplinas de química e de biologia, se você não domina muito bem essas matérias, não significa que você não possa fazer essa faculdade. Mas, é importante que você se empenhe mais nos estudos durante a faculdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário