Os estudantes do curso técnico em Meio Ambiente do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Pedro Boaretto Neto, em Cascavel, no Oeste do Estado, já arrecadaram mais de oito toneladas de lixo eletrônico desde 2007.
A atividade faz parte do projeto Reuso do Lixo Eletrônico. Todo semestre, os estudantes fazem campanhas educativas na comunidade para explicar a importância da reciclagem.
“São campanhas que enfatizam o trabalho feito na escola e reforçam a necessidade de preservação do meio ambiente”, explica a coordenadora do projeto, Eloísa Antunes. “Os resíduos deixados na natureza podem trazer danos, pois contaminam o solo.”
O projeto faz parte do contraturno escolar, quando os estudantes complementam os conteúdos aprendidos em sala de aula. “Eles percebem na prática o que é ensinado na teoria e fogem da rotina.”
Os materiais são recolhidos na escola durante todo o ano. São pilhas, baterias, aparelhos eletrônicos (geladeira, televisão, rádio) e óleo de cozinha usado. “É uma atividade prazerosa porque sei que estou contribuindo para melhorar a qualidade de vida da minha cidade”, diz Kely Klein, 15 anos, aluna do 2° ano do curso.
As peças de informática recolhidas são selecionadas e reutilizadas pela escola. O óleo de cozinha vai para as atividades práticas nas aulas de Química. O restante do material é vendido a empresas parceiras. Todo o dinheiro arrecadado é investido na confecção de banners e panfletos usados em campanhas educativas.
Jessé Marques dos Santos, 15 anos, aluno do 1° ano, aproveita as atividades para compreender melhor os conteúdos vistos em sala. “Percebi o tamanho da contribuição que ações como essa podem trazer para a natureza”, diz Jessé.
Meio ambiente
A educação ambiental é levada a todas as escolas estaduais. São atividades previstas no programa Minha Escola Tem Ação (Meta), no projeto Educação Ambiental e Ação na Educação Básica, parceria entre as secretarias estaduais da Educação e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Professores e funcionários também participam de oficinas sobre a redução de lixo e separação por tipo de material. “Além da capacitação, as escolas recebem orientações de atividades que podem ser feitas com a comunidade para a preservação do meio ambiente”, disse a técnica pedagógica de Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação, Eliane do Rocio Vieira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário