São Paulo - Os Emirados Árabes vão construir o resort mais verde do mundo em pleno deserto, ao sul de Abu Dhabi. As obras começam em 2018 e devem durar dois anos.
Projetado pelo escritório de arquitetura londrino Baharash Architecture, a construção associará tecnologias limpas e design ecológico para criar uma experiência “futurista” das Mil e Uma Noites. 
A estrutura em forma de estrela terá em seu centro uma fonte de água, que servirá para fins de lazer, piscicultura e irrigação da plantação de alimentos orgânicos que abastecerão a cozinha.
BAHARASH ARCHITECTURE
OASIS ECO RESORT 2, do escritório BAHARASH ARCHITECTURE

A fonte de água é carregada de simbolismo, remetendo aos exóticos oásis, espécies de “ilhas em terra”, que são de grande importância para a sobrevivência dos beduínos, os povos que habitam os desertos.

BAHARASH ARCHITECTURE
OASIS ECO RESORT 3, do escritório BAHARASH ARCHITECTURE

Todas as acomodações e áreas funcionais do resort serão distribuídas em torno da fonte, que será o coração do resort, repleta de palmeiras. As 84 suítes, as salas e reuniões e até mesmo o centro de fitness oferecerão vistas deslumbrantes para o exterior, assim como o salão de jantar e o spa. 
BAHARASH ARCHITECTURE
OASIS ECO RESORT 5, do escritório BAHARASH ARCHITECTURE
Os espaços serão equipados com janelas de vidro inteligentes, que oferecem privacidade instantânea em um apertar de botão.
BAHARASH ARCHITECTURE
OASIS ECO RESORT 4, do escritório BAHARASH ARCHITECTURE
Projetado para ser ecoeficiente, o resort será 100% abastecido por energia solar. Os painéis ocuparão toda superfície do telhado em forma de estrela, uma área de 145 mil metros quadrados. 
BAHARASH ARCHITECTURE
OASIS ECO RESORT 6, do escritório BAHARASH ARCHITECTURE
Outros benefícios ambientais incluem a reciclagem de água para irrigação e de resíduos no local. O resort também irá empregar biólogos e funcionários de conservação.

BAHARASH ARCHITECTURE
OASIS ECO RESORT 7, do escritório BAHARASH ARCHITECTURE
Segundo o site do projeto, além dos benefícios ambientais, o resort oferecerá ganhos econômicos e socioculturais, criando oportunidades de emprego para os habitantes locais e uma economia mais diversificada.
Tópicos: Emirados ÁrabesMeio ambienteSustentabilidade