28/10/2015 - 10h55
SERVIÇO
Nova edição de Jurisprudência em Teses aborda bem de família
A 44ª edição de Jurisprudência em Teses está disponível para consulta no site do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com o tema Bem de Família. Com base em precedentes dos colegiados do tribunal, a Secretaria de Jurisprudência destacou duas entre as diversas teses existentes sobre o assunto.
Uma delas diz que se afasta a proteção conferida pela Lei n. 8.009/90 ao bem de família quando caracterizado abuso do direito de propriedade, violação da boa-fé objetiva e fraude à execução. Um dos casos adotados como orientação foi o AgRg no AREsp 689.609, de relatoria do ministro João Otávio de Noronha, julgado em junho deste ano.
Outra tese afirma que é legítima a penhora de apontado bem de família pertencente a fiador de contrato de locação, ante o que dispõe o artigo 3º, inciso VII, da Lei n. 8.009/90. Um dos casos adotados como referência foi o AgRg no REsp 1.364.512, julgado em abril pela Terceira Turma, relator ministro Moura Ribeiro.
Conheça a ferramenta
Lançada em maio de 2014, a ferramentaJurisprudência em Teses apresenta diversos entendimentos do STJ sobre temas específicos, escolhidos de acordo com sua relevância no âmbito jurídico.
Cada edição reúne teses de determinado assunto que foram identificadas pela Secretaria de Jurisprudência após cuidadosa pesquisa nos precedentes do tribunal. Abaixo de cada uma delas, o usuário pode conferir os precedentes mais recentes sobre o tema, selecionados até a data especificada no documento.
Para visualizar a página, clique em Jurisprudência > Jurisprudência em Teses, no menu principal da homepage do STJ. Também há o Acesso Rápido, no menu Outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário