sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Mesóclise nunca mais? Temer faz piada com suas falas formais

Michel Temer, na abertura do Exame Fórum 2016

São Paulo — Já conhecido pela formalidade de seus discursos, o presidente Michel Temer disse, em tom de brincadeira, que não usará mais a mesóclise. O peemedebista participou, nesta manhã, do EXAME Fórum 2016, realizado em São Paulo.
Nesse tipo de construção, os pronomes entram no meio dos verbos, como em “vê-lo-ei”. Por usar a mesóclise, o presidente já foi alvo de memes, como quando, durante sua posse, disse "se-lo-ia pela minha formação". 
“Ontem li um artigo de um cidadão me criticando pelo fato de eu falar bem o português. Não uso mais mesóclise”, brincou Temer. “Eu tomo a liberdade de fazê-lo, ou melhor, dizer”, corrigiu ele, arrancando risos da plateia. 
"Porque essas coisas, elas ganham vulto, certas ideias equivocadas são divulgadas e daqui a pouco sou eu o inadequado", completou o presidente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário